
Professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara e professor de História. Doutorado em Ciências da Comunicação. Coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares. Formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas, da Inteligência Artificial e das Bibliotecas Escolares. Membro da Media and Information Literacy Alliance da UNESCO. Membro do projeto europeu Algowatch - Decoding Algorithms: Media and AI Literacy for All (https://algowatch.eu). Investigador do NIP-COM - Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas.
Inteligência Artificial e Bibliotecas: Tecnologia e Humanidade na Construção do Conhecimento
por CARLOS PINHEIRO
A inteligência artificial (IA) está a transformar de forma profunda o ecossistema informacional, impactando práticas de organização, acesso, preservação e disseminação do conhecimento. Este workshop pretende explorar as oportunidades e os desafios que a IA coloca às bibliotecas enquanto espaços de mediação cultural, científica e cidadã.
Partindo de uma abordagem crítica, serão discutidos os benefícios do uso de sistemas inteligentes na automatização de tarefas técnicas (como catalogação, indexação ou recomendação personalizada), bem como o seu potencial no apoio à literacia da informação e ao acesso inclusivo ao conhecimento. Em paralelo, serão analisadas questões éticas centrais, incluindo privacidade, transparência algorítmica, viés nos dados e o risco de homogeneização cultural.
O workshop valoriza a dimensão humana e comunitária da biblioteca, sublinhando a importância de manter os profissionais da informação como mediadores insubstituíveis na construção de um ecossistema de confiança. Pretende-se ainda identificar boas práticas e estratégias para que bibliotecários, investigadores e utilizadores possam aproveitar as vantagens da IA, assegurando simultaneamente a diversidade, a integridade e a sustentabilidade do conhecimento.
Nota: Para participar neste workshop necessita de um equipamento tecnológico com acesso à internet.