
ação de formação de curta duração
Esta ação de formação de curta duração (6 horas) de cariz científico e pedagógico reúne as condições de reconhecimento ao abrigo do despacho nº 5741/2015.
Os professores que pretendam obter certificação deverão inscrever-se previamente na plataforma de gestão e apoio à formação do CFAE Ria Formosa. Para tal, é necessário ter conta criada em www.cffaro.pt. Este procedimento é imprescindível para realização da inscrição em qualquer ação de formação.
Depois deste 1º procedimento, devem inscrever-se na formação (selecionar na referida plataforma).
Nota importante- Durante o Encontro, deverão preencher duas folhas de presença, sendo uma correspondente às conferências e painéis e outra aos workshops. Só será atribuído certificado pelo CFAE a quem frequentar a totalidade das sessões.
Enquadramento da ação
As bibliotecas têm vindo a consolidar o seu papel nas comunidades, reforçando o seu contributo para a aprendizagem, o acesso à informação e o desenvolvimento das múltiplas literacias. Hoje, mais do que nunca, esse papel ganha uma nova dimensão com a emergência da Inteligência Artificial (IA), que levanta desafios, mas também oferece oportunidades únicas de inovação e transformação.
O X Encontro Partilhar Leituras 2025 – Inteligência Artificial com alma: Humanismo na Era Digital pretende ser um espaço de reflexão e partilha sobre a forma como as bibliotecas podem integrar a IA de forma ética, crítica e criativa, afirmando-se como agentes promotores de conhecimento, pensamento autónomo e inclusão.
Reunindo profissionais e especialistas das áreas da educação, tecnologia, biblioteconomia e artes, este encontro propõe-se a explorar o papel das bibliotecas na construção de ambientes de aprendizagem mais sustentáveis, flexíveis e centrados no ser humano, onde a tecnologia é colocada ao serviço da inteligência coletiva, da empatia e da curiosidade.
Para além das conferências e painéis temáticos, o encontro contará com workshops práticos, momentos de networking e de troca de experiências, incentivando a colaboração entre participantes e a reflexão conjunta sobre o futuro das bibliotecas num mundo cada vez mais digital.
Acreditamos que este encontro será uma oportunidade para inspirar novas abordagens, estratégias e práticas, que contribuam para que as bibliotecas se afirmem como espaços inovadores, sustentáveis e profundamente humanos, mesmo na era da inteligência artificial.
