Alicia Pena
Desde o momento em que pisou uma biblioteca em criança, soube que era isso que queria fazer quando fosse grande. Por isso, estudou na Universidade da Corunha, onde obteve o Diploma de Biblioteconomia e Documentação e o Bacharelato em Documentação. Continuou a sua formação como bolseira na Biblioteca Nodal de Lugo e na Biblioteca Provincial da Corunha. Em 2015, começou a trabalhar nas Bibliotecas Municipais de A Coruña, onde trabalhou em diferentes ramos até 2020, quando chegou à Sagrada Família, onde começou a trabalhar como assistente de biblioteca e passou a fazer parte da equipa da Biblioteca Verde.
Carola Cao
Depois de se ter licenciado em Biblioteconomia e Documentação na Universidade da Corunha, trabalhou na biblioteca da Faculdade de Economia da mesma universidade. Experimentou o campo das bibliotecas públicas como estagiária na Biblioteca Central de Vigo e gostou de trabalhar diretamente com pessoas comuns. Em 2009, teve a sorte de chegar às Bibliotecas Municipais da Corunha onde, passando por vários ramos, participa no desenvolvimento de programas de animação da leitura, na formação dos utilizadores e, claro, na Biblioteca Verde.
Desforrando o coñecemento e inspirando o cambio
por ALICIA PENA E CAROLA CAO
Em 2011, as Bibliotecas Municipais da Corunha assumiram o compromisso com a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente no exercício das suas funções de bibliotecas públicas. A partir desse momento, têm vindo a implementar várias acções destinadas a utilizar os recursos de forma mais eficiente, tais como a redução do consumo de eletricidade, a divulgação de colecções ecológicas e sustentáveis em cada uma das bibliotecas, a organização de actividades para promover a consciência sustentável, e até mesmo estabelecer a comunicação digital com os seus utilizadores como uma prioridade, a fim de poupar tanto em papel como em custos de transporte.
Estas práticas são apenas um exemplo do que podemos fazer com pequenas mudanças no nosso quotidiano para proteger o ambiente, e são uma grande ajuda para o planeta em que vivemos.