É Investigadora Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa desde setembro de 2020, desempenhando funções no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. Doutorou-se em Línguas, Literaturas e Culturas – Estudos Literários pela Universidade Nova de Lisboa (2012). A sua investigação de doutoramento foi desenvolvida com o apoio de uma bolsa concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, bem como o projeto de pós-doutoramento O Romanceiro de Almeida Garrett. A edição crítica integral em formato digital, acolhido pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (2013-2019). Ensinou e investigou na Universidad de Huelva, na Universidade do Algarve e na Universitat Autònoma de Barcelona, onde dirigiu o Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões. Da sua experiência docente, destaca-se o ensino de Português para Estrangeiros, de Literatura Espanhola e de Humanidades Digitais.
GARRETTONLINE: proposta de abordagem digital de um património da literatura portuguesa
por SANDRA BOTO
Garrettonline é um projeto em curso que visa levar a cabo a edição filológica (crítica e genética) do Romanceiro do escritor português Almeida Garrett (1799-1854). Desenvolve uma ambiciosa estrutura digital que combina o texto crítico de cada romance garrettiano com o seu percurso genético e criativo, proporcionando ainda a ativação opcional de notas auxiliares de leitura. Integra, também, todas as imagens de manuscritos e edições impressas que constituem o corpus genético de cada poema.
Nesta comunicação, levar-se-á a cabo uma visita guiada a esta edição-arquivo disponível em acesso aberto, cuja utilização em contexto de sala de aula poderá ser uma ferramenta a considerar com vista à abordagem dos romances de Garrett que integram os programas escolares.