top of page

Manuela Pragana Silva é a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, possui a componente curricular do Mestrado em Educação e Leitura pela Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia, da Universidade de Lisboa; Componente Curricular do Mestrado em História Social Contemporânea, no ISCTE e o Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante de Documentação e Biblioteca pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É técnica superior no Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, desde 1998 e coordenadora nacional desde 2014.

A CULTURA DA ESCOLA
por MANUELA SILVA

A construção e desenvolvimento da Rede de Bibliotecas Escolares tem-se pautado por encontrar respostas articuladas e ajustadas aos constantes desafios que se colocam à escola, à aprendizagem e à formação dos indivíduos. Vivemos tempos de imprevisibilidade, marcados por alguns paradoxos nomeadamente no que diz respeito à ligação entre o real e o virtual, às noções de próximo e de longínquo, às relações interpessoais e ao próprio entendimento entre o que pertence à esfera pública e à esfera privada.

Este ano, celebra-se o Ano Europeu do Património Cultural oportunidade para encorajar as pessoas a conhecer, proteger e refletir sobre o seu valor único e o papel que tem na nossa vida. Património cultural, entendido no seu sentido mais amplo, que permite compreender a riqueza da humanidade na sua diversidade, facilita o diálogo e constitui um alerta para a implicação individual e coletiva, neste legado, que é preciso cuidar para garantir o futuro.

A escola e a biblioteca escolar constituem um lugar privilegiado onde se cruzam a história, os valores e o carácter da comunidade com a valorização da leitura, do saber e do ser, fundamentais que são à construção do conhecimento e da cidadania.

bottom of page