É licenciada em História e pós-graduada em Ciências Documentais – na variante Biblioteca e Documentação. Tem experiência profissional como docente e é bibliotecária desde 2000. Coordenou serviços e projetos nas bibliotecas públicas de Beja, Silves e Loulé.
A sua paixão pelos livros e pela leitura levou-a a interessar-se pelos percursos para a construção de leitores. Daí nasceram projetos como o L.E.R. Cãofiante - na área da Leitura Assistida por Animais - e programas de intervenção em literacia emergente, para crianças a frequentar o pré-escolar.
Como técnica da Câmara Municipal de Loulé encontra-se atualmente envolvida na organização de vários espólios documentais e em projetos culturais e de mediação ambiental em Querença, território de baixa densidade do concelho de Loulé, numa parceria com a Fundação Manuel Viegas Guerreiro, o Agrupamento de Escolas Cabanita e a Associação de Bem Estar dos Amigos de Querença.
A Nossa Casa Comum: a criar novos mundos na floresta mediterrânica
por MARIA JOSÉ MACKAAIJ
A Nossa Casa Comum é uma pequena biblioteca sedeada na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, numa parceria com o Município de Loulé. Criada a partir de livros doados, dialoga com a cultura da Fundação e com o Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro, recentemente inaugurado.
Foi pensada na perspetiva de que a Humanidade partilha com os demais seres vivos uma casa comum a todos: a Terra. Como tal, os percursos dos livros convidam as crianças a Conhecer, Contar, Criar e Cuidar a biodiversidade do planeta.
Casa dos Pequenos Naturalistas de Querença, é ponto de partida para atividades realizadas com as crianças da escola na paisagem envolvente, no âmbito da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Em cumplicidade com a comunidade local procura-se despertar a curiosidade e o fascínio pela natureza, a responsabilidade pessoal e coletiva no uso sustentável dos recursos naturais e a descoberta dos saberes e culturas humanas.