top of page

É professor, ensaísta e curador; presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte - Portugal. É licenciado e Mestre em Filosofia pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Dá aulas na Universidade Católica Portuguesa e na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich.

É autor de Tudo é outra coisa. O desejo na Fenomenologia do Espírito de Hegel, Colibri, 2006; e de muitos ensaios para revistas, livros e catálogos de exposições coletivas e individuais. Entre as exposições que comissariou, destacamos: Ana Vieira - Muros de Abrigo, CAM-F.C.Gulbenkian, 2011; João Jacinto - Tendas no deserto, Fundação Carmona e Costa, 2011; Rui Chafes - Inferno, Galeria Esteves de Oliveira, 2011; Tarefas Infinitas, Museu Calouste Gulbenkian, 2012; Tratado dos Olhos, Atelier-Museu Júlio Pomar, 2014; Visitação. O Arquivo: Memória e Promessa, Museu de São Roque, 2014; Pliure (Prologue), Fondation C. Gulbenkian, Paris, 2015; Pliure (Épilogue), Palais des Beaux-Arts, Paris, 2015; Graça Pereira Coutinho - A outra mão, Fundação Carmona e Costa, 2015; Lourdes Castro - Todos os Livros, Museu Calouste Gulbenkian, 2015; Não te faltará a distância, Igreja de São Cristovão-CML, 2016.

Atualmente, é Comissário do Plano Nacional das Artes.

Elogio do leitor. (Re)aprender a ler com artistas.
por PAULO PIRES DO VALE

Para pensarmos o que significa "ler" e as relações possíveis entre o leitor e o texto, o ponto de partida desta conferência serão obras de arte que refletem sobre o livro ou a leitura, de autores e artistas de diferentes épocas e contextos, como Dierick Bouts, Albrecht Dürer, Robert Fludd, Marcel Duchamp, Ana Hatherly ou Dora Garcia. Confiamos nestas obras - e no poder dos artistas - para nos ajudarem a compreender o processo hermenêutico e a reinventar a leitura.

bottom of page