Afonso Cruz nasceu em 1971, na Figueira da Foz. Estudou artes e viajou por cerca de 80 países. Além de escritor, é também ilustrador, músico e cineasta. Desde 2008, ano em que se iniciou na escrita, publicou mais de vinte livros. Estreou-se com o romance A Carne de Deus, ao qual se seguiria, em 2009, Enciclopédia da Estória Universal, galardoado com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco.
O seu trabalho tem sido distinguido com vários prémios, nomeadamente: da União Europeia para a Literatura, Time Out - Livro do Ano, Autores para Melhor Livro de Ficção Narrativa, Literário Fernando Namora e Nacional de Ilustração.
Nos últimos anos, publicou vários livros, incluindo os livros de não-ficção Jalan Jalan: Uma Leitura do Mundo (Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga) e O Macaco Bêbedo Foi à Ópera, o romance Princípio de Karenina, um novo volume da sua Enciclopédia: Biblioteca de Brasov, o livro infantil Como Cozinhar uma Criança e a obra ilustrada Paz Traz Paz. O seu mais recente título é O Vício dos Livros.
Porque contamos histórias?
por AFONSO CRUZ
Qual o papel da ficção nas nossas vidas? O que a narrativa nos conta sobre nós, sobre anseios e receios, sobre o júbilo e a dor, sobre a crueldade, o fastio, a amizade...
Os livros permitem-nos viver inúmeras vidas.
Como disse C. S. Lewis: «Ao ler torno-me milhares de outras pessoas e ainda assim continuo a ser eu […] Transcendo-me; e nunca sou tão verdadeiramente eu como quando leio.»