Realizador, produtor e distribuidor cinematográfico. Formou-se em  Montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL; tem o curso de Gestão das Artes do INA e a Licenciatura em Cinema - Ramo de Produção, da Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL.

Foi assistente de realização e trabalhou com diversos  realizadores, entre os quais Manoel de Oliveira, João César Monteiro, José Fonseca e Costa, Raoul Ruiz, João Canijo, Manuel Mozos, Luís Alvarães. Foi Diretor de Produção e Produtor Executivo e Fundou a produtora independente David & Golias em 1992. Foi professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL e lecionou no Curso de Cinema da Universidade Lusófona/ULHT. Entre produções para cinema e televisão, a sua filmografia já conta com 14 títulos: quatro longas-metragens, três curtas-metragens, quatro séries de ficção, dois telefilmes e uma série documental. Recentemente, realizou o filme APARIÇÃO (2017) adaptação da obra literária de Vergílio Ferreira, e a série televisiva 3 MULHERES (2018).

ADAPTAÇÃO "APARIÇÃO"
por FERNANDO VENDRELL

 

A adaptação cinematográfica de uma obra literária não é comparável à obra original, os valores da palavra e da emoção que o escritor compõe literariamente dificilmente são transponíveis para o contexto dramatúrgico do cinema com a visualização dos espaços, a plasticidades das personagens e a encenação dos diálogos. Por outro lado, também a disposição afetiva do leitor é diversa da expetativa de um espectador de cinema.

Em Aparição a minha proposta conceptual foi procurar com sensibilidade aproximar-me do universo da obra, adquirir um tempo e uma intensidade que “retratassem” de forma justa o romance e os seus personagens, numa depuração do contexto dramatúrgico - quase naturalista - e uma densificação do universo visual plástico e sonoro do filme. A questão filosófica plasmada no texto original foi algo que me preocupou contextualizar no domínio da possibilidade de abstração no filme.

A obra de Vergílio Ferreira acompanhou a minha adolescência e teve um impacto geracional forte. Julgo que este filme, com as suas escolhas e opções particulares, é uma boa proposta de discussão sobre a obra original e que no futuro irá suscitar um maior interesse na leitura do romance Aparição, permitindo que outras gerações tomem contacto com este escritor.

Local

Universidade do Algarve

Campus de Gambelas

Auditório Teresa Gamito

telef. 289 800 906 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now