top of page

Realizador, produtor e distribuidor cinematográfico. Formou-se em  Montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL; tem o curso de Gestão das Artes do INA e a Licenciatura em Cinema - Ramo de Produção, da Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL.

Foi assistente de realização e trabalhou com diversos  realizadores, entre os quais Manoel de Oliveira, João César Monteiro, José Fonseca e Costa, Raoul Ruiz, João Canijo, Manuel Mozos, Luís Alvarães. Foi Diretor de Produção e Produtor Executivo e Fundou a produtora independente David & Golias em 1992. Foi professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL e lecionou no Curso de Cinema da Universidade Lusófona/ULHT. Entre produções para cinema e televisão, a sua filmografia já conta com 14 títulos: quatro longas-metragens, três curtas-metragens, quatro séries de ficção, dois telefilmes e uma série documental. Recentemente, realizou o filme APARIÇÃO (2017) adaptação da obra literária de Vergílio Ferreira, e a série televisiva 3 MULHERES (2018).

ADAPTAÇÃO "APARIÇÃO"
por FERNANDO VENDRELL

 

A adaptação cinematográfica de uma obra literária não é comparável à obra original, os valores da palavra e da emoção que o escritor compõe literariamente dificilmente são transponíveis para o contexto dramatúrgico do cinema com a visualização dos espaços, a plasticidades das personagens e a encenação dos diálogos. Por outro lado, também a disposição afetiva do leitor é diversa da expetativa de um espectador de cinema.

Em Aparição a minha proposta conceptual foi procurar com sensibilidade aproximar-me do universo da obra, adquirir um tempo e uma intensidade que “retratassem” de forma justa o romance e os seus personagens, numa depuração do contexto dramatúrgico - quase naturalista - e uma densificação do universo visual plástico e sonoro do filme. A questão filosófica plasmada no texto original foi algo que me preocupou contextualizar no domínio da possibilidade de abstração no filme.

A obra de Vergílio Ferreira acompanhou a minha adolescência e teve um impacto geracional forte. Julgo que este filme, com as suas escolhas e opções particulares, é uma boa proposta de discussão sobre a obra original e que no futuro irá suscitar um maior interesse na leitura do romance Aparição, permitindo que outras gerações tomem contacto com este escritor.

bottom of page