Paulo Almeida, nasceu em 1975 em Águeda.

É licenciado em matemática pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Ensino da Matemática e mestre em Matemática pela Universidade de Aveiro; tem uma  Especialização em Administração Escolar. 

É diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior (AEFCPS), desde 2012, tendo sido subdiretor entre 2008 e 2012 e assessor entre 2007 e 2008.

Foi professor acompanhante do Plano de Ação para a Matemática e, durante 10 anos, foi supervisor de exames pelo IAVE.

Paulo Almeida é coautor de vários manuais escolares de matemática, de diferentes anos de escolaridade, entre outras publicações da área da matemática;

Participou no projeto EQUAMAT da Universidade de Aveiro.

PROJETO ACTIVELab: A ESCOLA DO FUTURO EM PORTUGAL
por PAULO ALMEIDA

Os “Ambientes Educativos Inovadores”, também conhecidos como “Salas de Aula do Futuro”,  pretendem constituir-se como laboratórios de aprendizagem, espaços de inovação, para professores e alunos, propícios à utilização de novas metodologias, nomeadamente Project-Based e Inquiry-Based Learning.

Estes novos espaços, inspirados no projeto Future Classroom Lab, desenvolvido pela European Schoolnet, têm vindo a ser criados um pouco por toda a Europa e em Portugal têm vindo a ser adotados por um número crescente de escolas.

O projeto do AEFCPS, ActiveLab, teve início em 2013 com a formação de cerca de 80 docentes na metodologia e a elaboração de uma proposta de laboratório de aprendizagem para a escola sede do agrupamento.

Com o decurso dos trabalhos, a comunidade educativa foi formando a convicção DE que o projeto deveria ser remodelado de modo a que todos os espaços educativos se tornem ambientes educativos inovadores.

O agrupamento procurou novas parceiras e encontra-se, à data, a reformular todos os espaços educativos e a implementar a filosofia inerente ao projeto.

O projeto ActiveLab baseia-se na conjugação de três grandes áreas de transformação: os espaços, as metodologias e os recursos. O trabalho em cada uma destas áreas é essencial para o sucesso educativo e para a transformação de paradigma a que o AEFCPS se propõe.

O projeto ActiveLab assumiu-se como o propulsor do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica que o agrupamento integra com mais seis escolas do país e assume-se como uma filosofia de escola. A sua missão passa por desconstruir todos os espaços educativos do agrupamento, englobando toda a dinâmica da Biblioteca Escolar.

O projeto ActiveLab pode ser consultado em https://activelabanet.wordpress.com.

Local

Universidade do Algarve

Campus de Gambelas

Auditório Teresa Gamito

telef. 289 800 906 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now